Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Marina Silva anuncia saída do presidente do Ibama

Sexta, 20 de Abril de 2007 às 18:06, por: CdB

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta sexta-feira a saída do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros. Ela disse que a mudança não se deve a pressões relativas ao licenciamento ambiental e que ainda não foi escolhido o substituto.

Segundo a ministra, Barros pediu desligamento em dezembro, para retomar atividades na área de saúde pública. Ela confirmou também a substituição do secretário executivo da pasta, Claudio Langone, pelo atual secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco. Langone, por sua vez, ocupará a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, a ser criada.

Marina disse que as substituições fazem parte de alterações no funcionamento da sua pasta neste segundo mandato.

- Não existe nenhuma ligação entre as mudanças que vão ocorrer na estrutura do Ministério do Meio Ambiente e a não-concessão do licenciamento ambiental para a construção das usinas do Rio Madeira -, afirmou, ressaltando que a decisão do Ibama não tem caráter definitivo.

Ela não deu uma previsão para o prazo em que a análise dos estudos ambientais das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio será concluída.

Sobre informações publicadas na imprensa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou, na reunião de quinta-feira do Conselho Político, de morosidade no licenciamento ambiental, a ministra disse que as declarações de Lula estão atribuídas a terceiros e não refletem a realidade.

Tags:
Edições digital e impressa