O ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, disse nesta quarta-feira que o governo "espera com tranqüilidade" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) dos julgamentos dos mandados de segurança sobre fidelidade partidária. Ele disse que o tribunal deverá "esclarecer as regras do jogo daqui para frente".
— Como a regra antes não estava explícita, muitas pessoas fizeram esse movimento [mudar de partido depois de eleito] —, afirmou.
Walfrido espera que a decisão do tribunal não seja retroativa, o que poderia representar a perda de parlamentares da base aliada, caso o STF decida que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos.
— Para resolver uma situação definitiva, ad eternun, vamos ter que sacrificar 'meia dúzia' que fez esse movimento quando a regra não estava clara? —, questionou.
Desde outubro de 2006, 54 parlamentares trocaram de partido. A maioria deixou legendas da oposição para integrar a base aliada do governo.
O ministro reconheceu que a expectativa pela decisão do STF demanda mais negociação para garantir a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga até 2011 a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Mares Guia diz que governo espera com tranquilidade decisão do STF
Quarta, 03 de Outubro de 2007 às 18:14, por: CdB