Rio de Janeiro, 25 de Agosto de 2026

Marco Maia levará pedido de enfermeiros ao Colégio de Líderes

Terça, 03 de Maio de 2011 às 07:45, por: CdB

Representantes de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem pediram há pouco ao presidente da Câmara, Marco Maia, a inclusão, na pauta do Plenário, da proposta de redução, de 40 para 30 horas, da carga semanal de trabalho dessas categorias, prevista no Projeto de Lei 2295/00. Marco Maia disse que vai levar a reivindicação ao Colégio de Líderes.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Montgmery Bemites, que participou do encontro, afirmou que o estresse de lidar constantemente com a dor e o sofrimento dos pacientes tem causado afastamento de muitos enfermeiros para tratar da própria saúde.

“A resistência dos empregadores diante do aumento de despesas para contratação de novos funcionários não se justifica, pois os novos gastos equivaleriam aos que hoje já é despendido no pagamento de enfermeiros afastados por depressão e outras doenças psicológicas, que podem chegar até a um ano”, disse.

Também participaram da reunião:
- o presidente da Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva;
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, José Lião de Almeida;
- a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano;
- a representante da Associação Brasileira de Enfermagem Simone Peluso.

Os profissionais participaram do Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde, um evento organizado pela Comissão de Legislação Participativa, no auditório Nereu Ramos.

O seminário foi suspenso para o almoço e será retomado à tarde.

Continue acompanhando esta cobertura.

Tempo real:12:10 - Profissionais de saúde discutem redução da jornada com Marco Maia11:33 - Conselho de Enfermagem critica lobby de donos de hospitais08:12 - Seminário discute condições de trabalho na área de saúdeReportagem – Verônica Lima /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira

Tags:
Edições digital e impressa