O assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia desmentiu nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha telefonado, na semana passada, para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A informação foi publicada na edição de hoje do jornal argentino El Cronista.
Segundo o jornal, Lula teria conversado com Cristina na quinta-feira e dado "conselhos" para que a presidente argentina mantivesse a "calma" ao administrar a crise que o país enfrenta. O parlamento argentino impôs, na semana passada, uma derrota a Cristina Kirchner com o voto de minerva de seu vice-presidente e presidente do Senado, Julio Cobos, evitando a elevação de impostos sobre a exportação de grãos.
Em nota oficial, Marco Aurélio Garcia afirma que Lula "tentou efetivamente" conversar por telefone com Cristina Kirchner na sexta-feira, mas não foi possível, porque ela atendia, naquele momento, o presidente da Lituânia.
De acordo com o assessor presidencial, no mesmo dia, já em Bogotá, Lula tentou contato com a chefe do governo argentino. Ele e Cristina se reuniram na capital colombiana com os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Peru, Alan García.
Marco Aurélio afirma, na nota, que o contato em Bogotá também não foi possível por causa da "intensa agenda" dos dois presidentes.
Marco Aurélio Garcia desmente telefonema de Lula para Cristina Kirchner
Segunda, 21 de Julho de 2008 às 17:08, por: CdB