Uma marcha neonazista em Berlim foi parada por milhares de manifestantes antifascismo no domingo, após um tenso encontro que ofuscou as celebrações na Alemanha pelo fim da Segundo Guerra Mundial.
A política de Berlim disse que 6 mil manifestantes se opuseram à presença de membros do Partido Nacional Democrático, de extrema direita, nas ruas ao redor da praça de Alexanderplatz, onde 3.300 extremistas de direita queriam protestar.
Para evitar a violência que poderia surgir do encontro, as autoridades primeiro ordenaram que o partido ficasse na praça atrás de barricadas e da polícia. Depois, o partido decidiu abandonar a marcha.
Os extremistas de direita preparavam uma manifestação neste domingo com o slogan: "60 anos de mentiras sobre a 'liberação' --hora de colocar fim ao cuto da culpa".
A maioria dos alemães vê o final da guerra como um dia de libertação. O slogan da manifestação antinazistas é "Obrigado" em russo. "Spasibo --Nós dizemos obrigado". Algumas pessoas carregavam cartazes com as frases "Fascismo nunca mais" e "Guerra nunca mais".
Outros cartazes mostravam: "Schoener leben ohne Nazis" (A vida é mais bonita sem nazistas).
O Partido Nacional Democrático, alegando garantias constitucionais de livre discurso, queriam marchar pelo Portão de Brandenburg, um símbolo da unificação. O governo local disse não ao pedido, mas aprovou uma outra rota por perto.
Em discurso no Parlamento, o chanceler alemão, Horst Koehler, disse que "infelizmente há alguns incorrigíveis entre nós que querem a volta do racismo e do extremismo de direita".
"Mas eles não têm chance. A maioria absoluta dos alemães irá garantir que nossa democracia continue atenta", acrescentou.
Koehler também disse que os nazistas destruíram a honra da Alemanha.
Cerca de 30 mil alemães participaram de uma vigília com velas contra neonazistas no sábado, que cobriu 33 quilômetros em Berlim.
"Queremos fazer frente a essas pessoas incorrigíveis que mesmo hoje em dia negam o que aconteceu sob o regime nazista", disse o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, no início de dois dias do""festival pela democracia" ao redor do Portão de Brandenburgo.
"8 de maio de 1945 foi um dia de libertação para Berlim, para a Alemanha e para a Europa da ditadura nazista."
CELEBRAÇÕES
Pela Europa, as cerimônias que marcam o final da guerra acontecem desde sábado. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse em discurso na Holanda que a lição da guerra é a de que a democracia traz a paz.
As comemorações que marcam o final da guerra que custou pelo menos 50 milhões de vidas no mundo também acontecem em Londres, Paris e Washington. A guerra no Pacífico terminou três meses depois e os Aliados marcam a vitória sobre o Japão em 15 de agosto.
Jacques Chirac, Bush e dezenas de outros líderes, incluindo o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, participam das celebrações em Moscou, ao lado do presidente russo, Vladimir Putin, na segunda-feira.
Os aliados concordaram em celebrar a vitória em 9 de maio de 1945, mas jornalistas divulgaram a rendição da Alemanha em 8 de maio, provocando manifestações de alegria.