Aos 53 anos, o Maracanãzinho está de cara nova e foi reinaugurado na manhã deste sábado. A data comemorativa foi marcada pelo Desafio Internacional de Voleibol Feminino, evento-teste para os Jogos Pan-americanos. A seleção brasileira derrotou a Sérvia por 3 sets a 1 e deixou boas expectativas aos torcedores.
Alegria e vibração contagiaram o público da arquibancada, que tem 12.500 lugares. Cabral assistiu ao jogo acompanhado da primeira-dama Adriana Ancelmo, do pai, o jornalista Sérgio Cabral, e dos filhos.
- O Rio será o estado olímpico da América Latina. O Maracanãzinho é um importante patrimônio dos brasileiros, restaurado para o mundo. Esse é apenas o primeiro legado do Pan para o estado, porque ainda terão outros espaços esportivos. A estrutura daqui está perfeita e tenho certeza que os Jogos serão concluídos com muito êxito. O próximo passo será a Copa do Mundo de 2014 e, logo depois, os Jogos Olímpicos de 2016 - destacou o governador, afirmando que a segurança pública será garantida para o Pan-americano.
Totalmente modernizado, o ginásio Gilberto Cardoso, mais conhecido como Maracanãzinho, ficou fechado por dois anos. Após as obras, ele conta com nova iluminação; quadra poliesportiva; ar condicionado central; novo sistema de som; além de placar e telões com alta resolução.
Segundo Eduardo Paes, o estado investiu R$ 70 milhões e ginásio se tornou o mais moderno da América Latina.
- Foi uma corrida de obstáculos e contra o tempo e nossas expectativas foram superadas. Em apenas cinco meses conseguimos concluir esse fantástico espaço esportivo, que será um sucesso para o Rio de Janeiro. Em agosto, pretendemos realizar aqui jogos de basquete e trazer a NBA para o estado - detalhou o secretário.
Ao final do jogo, o governador participou da cerimônia de entrega de medalhas do Desafio Internacional. Ele entrou a medalha de ouro para a seleção brasileira e o ministro do Esporte entregou a de prata às atletas sérvias.