O delegado Fábio Pacífico, da 58ª DP (Posse), responsável pelo caso do acidente entre trens em Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, afirmou que o maquinista Norival Ribeiro do Nascimento confessou estar acima da velocidade permitida instantes antes do acidente. Norival foi demitido da SuperVia na quarta-feira.
Segundo o delegado, o Quadro de Restrição de Velocidade (QRV) no trecho da ferrovia onde ocorreu o acidente é de 60 km/h. O maquinista, que se apresentou espontaneamente na semana passada, teria dito que estava a 85 km/h.
— Ele não escondeu em nenhum momento que estava acima da velocidade permitida. No entanto, ele tem suas justificativas. Mas vamos continuar aguardando o laudo do Carlos Éboli (ICCE) para darmos o nosso parecer sobre o caso —, disse.
O laudo da SuperVia que serviu de base para a demissão por justa causa do maquinista e do controlador envolvidos no acidente de trem em Austin, na Baixada Fluminense, não foi suficiente para convencer a polícia.
— Só vou indiciar quem quer que seja quando o laudo oficial do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) ficar pronto —, afirmou o delegado Fábio Pacífico, da 58ª DP (Posse), que espera que o documento fique pronto até o fim do mês.
O acidente matou oito pessoas e deixou outras 101 feridas no último dia 30.
Maquinista da SuperVia estava acima da velocidade permitida
Quinta, 13 de Setembro de 2007 às 15:14, por: CdB