O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sinaliza que a economia brasileira está sólida. Mantega disse ainda estar otimista com novo corte de 0,50 ponto percentual da taxa básica de juro em novembro.
- A inflação está caminhando num patamar baixo e fiquei muito satisfeito com essa ata, quem vem corroborar com aquilo que nós temos dito. Não podemos esquecer que esse quadro econômico sólido está acontecendo na reta final da campanha eleitoral -, afirmou Mantega a jornalistas.
- Uma campanha presidencial sempre traz algum nervosismo, e ela não influenciou em absolutamente nada a situação econômica do país. O risco-país encontra-se no nível mais baixo, as taxas de juros estão caindo, inclusive no mercado futuro -, disse.
Questionado se vê espaço para corte de 0,50 ponto percentual da taxa Selic na próxima reunião do Copom, em novembro, Mantega respondeu que não poderia se pronunciar sobre isso como ministro da Fazenda. Porém, disse em seguida que está "muito otimista em relação a isso".
O BC deu início em setembro de 2005 à flexibilização da política monetária. Desde então, a Selic caiu de 19,75 por cento para 13,75 por cento ao ano. Ainda assim, a taxa de juro real do Brasil continua entre as mais elevadas do mundo.
Mantega se diz otimista com novo corte de 0,50 ponto
Quinta, 26 de Outubro de 2006 às 13:59, por: CdB