O ministro da Fazenda, Guido Mantega, celebrou nesta quarta-feira, a revisão dos números do Produto Interno Bruto (PIB) de 2006, efetuados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a mudança do cálculo, o país cresceu 3,7% no ano passado, contra os 2,9% anunciados anteriormente.
- O PIB cresceu mais do que esperávamos. Eu já acreditava em um PIB de 4%. Quando saiu 2,9% (antes da revisão), fiquei desapontado, mas fiquei quieto. O crescimento não surgiu do dia para a noite. Não é um exercício estatístico descoberto pelo IBGE. É fruto do trabalho que estamos fazendo desde 2003. O país já ingressou em um ciclo de crescimento sustentado e já está em condições de almejar uma taxa superior a 4%. O crescimento também vem com aumento da renda e ascensão social -, disse Mantega.
Para 2007, o ministro da Fazenda manteve em 4,5% a sua estimativa de crescimento do PIB. O Banco Central, segundo o relatório de inflação divulgado também nesta quarta-feira, elevou de 3,8% para 4,1% a sua projeção para o avanço do PIB deste ano.
- Um crescimento de 4,5% para este ano é perfeitamente factível. Não é ficção. Mas se vier acima disso, melhor -, afirmou.
Mantega destacou a taxa de elevação dos investimentos no ano passado, que, de acordo com os dados do IBGE, avançou 8,7%. Para ele, porém, os números da indústria de transformação, com um crescimento de 1,6% no ano passado, preocupam.
- É uma preocupação do governo. É um segmento importante para a economia, porque é quem mais emprega no setor industrial como um todo -, disse Mantega.
O ministro ainda disse que discutirá medidas de incentivo para a indústria de transformação com o novo ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge.
Ele se mostrou satisfeito ainda com o crescimento da agricultura que, em 2006, avançou 4,1%, ou seja, acima da média de 3,7% de toda a economia brasileira no ano passado.
- A agricultura não nos preocupa, porque se recuperou da crise de 2005 e está crescendo mais do que a economia -, concluiu.
Mantega mantém em 4,50% projeção de crescimento para 2007
Quarta, 28 de Março de 2007 às 15:13, por: CdB