O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira que o governo está disposto a discutir com governadores, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o aumento de arrecadação e a capacidade de investimentos de estados e municípios. Por outro, lado, a repartição com estados e municípios da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CMPF) - uma das propostas na pauta dos governadores - não deverá ser assunto do encontro, segundo o ministro.
- Vamos discutir isso ao longo do ano -, afirmou Mantega, ao citar que não há espaço na arrecadação federal, para realizar as transferências de mais impostos.
- O governo já foi no limite das suas possibilidades quando fez o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Aumentou investimentos, fez uma desoneração tributária, aumentou o espaço fiscal para saneamento e habitação dos estados -, justificou.
Mas o ministro afirmou que "outras soluções que devem ser discutidos", referindo-se a outras 13 propostas colocadas pelos governadores na pauta de discussão, como a negociação da dívida dos estados. Temas como a CPMF e a regulamentação da Lei Kandir, outra reivindicação dos estados, só serão tratados, segundo Mantega, no âmbito de uma reforma tributária.
- Vamos apresentar uma proposta preliminar e quais seriam os princípios básicos de uma reforma tributária -, disse o ministro, ao informar que no encontro será apresentado um cronograma de implementação da reforma.
Mantega: Governo está disposto a discutir arrecadação e investimentos
Segunda, 05 de Março de 2007 às 20:02, por: CdB