Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

Mantega diz que queda do dólar 'é o preço do sucesso'

Quinta, 10 de Maio de 2007 às 13:41, por: CdB

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta quinta-feira, que a melhora na avaliação de risco do Brasil terá como efeito colateral o maior ingresso de dólares no país, o que pode contribuir para derrubar ainda mais a cotação da moeda norte-americana.

- É o preço do sucesso. Esse tipo de problema que se coloca (maior fluxo de dólares) é inevitável porque se o Brasil é mais sólido, é melhor, você vai atrair a atenção dos investidores -, afirmou o ministro.

A Fitch elevou para "BB+" a nota do Brasil, deixando o país a um passo do grau de investimento. Pelos critérios da Moody's e da Standard & Poor's -outras importantes avaliadoras de riscos soberanos-, o país ainda está a dois degraus do grupo de países considerados seguros para fazer investimentos.

Mantega disse que ficou muito satisfeito com a elevação da classificação de risco do Brasil promovida pela agência.

- Estamos a apenas um degrau do grau de investimento. Isso significa o reconhecimento de que o Brasil está cada vez melhor. O Brasil está sólido, a economia está crescendo e a gestão da dívida está melhorando, o que torna o Brasil confiável e seguro -, afirmou o ministro.
 

Tags:
Edições digital e impressa