O ministro da fazenda, Guido Mantega, comentou que o fortalecimento do real, que pôs o dólar abaixo de R$ 2 nesta terça-feira, "são vicissitudes de um país que vai muito bem".
O dólar atingiu R$ 1,99, seu menor valor desde 2001. Para o ministro, a variação, para baixo, da moeda norte-americana no país aconteceu em conseqüência da solidez da economia brasileira. Vicissitude significa, entre outras coisas, acidente desfavorável ou eventualidade.
- Isso faz parte da vida do dólar flutuante -, disse a jornalistas, na saída do Ministério da Fazenda.
- Num país sólido, num país com risco baixo, num país que vai muito bem, é natural que haja alguma valorização da sua moeda -, afirmou.
Mantega reafirmou que todos os países emergentes estão passando pelo mesmo processo, o que revelaria que está havendo uma desvalorização do dólar.
O ministro disse que o governo está fazendo o que considera necessário para segurar o câmbio, mas, como esse é flutuante, "não dá para garantir nada".
Ele destacou que o Banco Central está comprando dólar para compor suas reservas e que há mais abertura para importações, o que ajuda no fortalecimento da moeda norte-americana.
Mantega diz que dólar em baixa é consequência da solidez da economia brasileira
Terça, 15 de Maio de 2007 às 15:16, por: CdB