Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2026

Mantega diz que compensação por dólar baixo sai até junho

Sexta, 18 de Maio de 2007 às 14:10, por: CdB

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que ainda não há nem detalhes nem prazo definido para anunciar as medidas de desoneração da folha de pagamento dos setores produtivos afetados pela queda do dólar, como produtores de roupas, calçados e eletroeletrônicos. Ele disse, entretanto, que até o final deste semestre essas iniciativas podem ser anunciadas.

Questionado sobre se haveria possibilidade de cobranças diferenciadas de alíquotas de imposto para cada setor favorecido, o ministro respondeu que "não é por aí". Ele se esquivou de dar mais detalhes, frisando que a equipe econômica está estudando os detalhes da medida antes de anunciar a implementação, o que poderá se dar por atos administrativos ou legislativos.

Já o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, que almoçou com empresários na Fiesp, afirmou que essas medidas devem levar de dois a três meses para serem anunciadas. Jorge não quis se manifestar sobre detalhes do que estaria sendo estudado pela equipe da Fazenda, mas disse acreditar que uma eventual cobrança diferenciada de alíquota " é possível " para atender a alguns setores.

Tags:
Edições digital e impressa