O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, durante entrevista no encontro de Primavera do FMI, que o Brasil merece ter cotas de participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) maiores do que possui atualmente.
- A principal demanda do Brasil é que seja reconhecida a mudança da posição econômica de diversos países emergentes dentro do Fundo Monetário. Hoje, o Brasil tem o oitavo PIB mundial, levando em consideração a paridade do poder de compra. Então, o Brasil merece ter mais cotas do que possui. -, afirmou.
Para o ministro, "os países que cresceram mais e que têm um PIB maior têm de ter cotas maiores e, portanto, um poder de decisão maior dentro do Fundo. Esta é nossa principal reivindicação", completou.
Mantega acredita que é necessário que haja mudança nas condições e nos critérios para a definição das cotas. Segundo dados do FMI, o Brasil detém 1,40% das cotas em SDRs do Fundo, com proporção de votos de 1,39%.
Mantega diz que Brasil merece cota maior no FMI
Sexta, 13 de Abril de 2007 às 17:08, por: CdB