Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Mantega diz que Brasil está habilitado a enfrentar turbulências

Quinta, 26 de Julho de 2007 às 15:52, por: CdB

O ministro da fazenda, Guido Mantega, procurou tranqüilizar o mercado financeiro atingido pelas turbulências que sacudiram nesta quinta-feira a economia norte-americana com reflexo negativo em países emergentes como o Brasil.

Segundo o ministro, há uma “retração” das aplicações nos países emergentes, com uma fuga para títulos do governo norte-americano. Mantega disse que a economia brasileira possui “armas” para enfrentar turbulências externas.

— Estamos tranqüilos porque o país está muito sólido e habilitado a enfrentar este tipo de turbulência, sem maiores conseqüências —, disse o ministro em entrevista coletiva.

Segundo Mantega, o câmbio flutuante ajuda a ajustar o fluxo financeiro na medida em que impõem perdas para as aplicações que deixam o país. Ainda de acordo com Mantega, o volume de reservas internacionais que chega a 154,6 bilhões de dólares e que o Brasil tem uma conta corrente positiva, ou seja, não precisa de capital externo para fechar as contas.

O ministro disse que é cedo para prever a dimensão desta turbulência.

— Não sabemos o tamanho desta turbulência. Acredito que é passageira. É um ajustamento de investimentos. A questão é saber se essa turbulência chegará ao ponto de desacelerar a economia mundial —, disse o ministro.

Ele disse que, neste caso, o impacto seria no preço das commodities brasileiras que tampouco causaria danos a economia brasileira. Segundo Mantega o mercado local compensaria uma eventual queda no preço das commodities.
 

Tags:
Edições digital e impressa