Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2026

Manhã de debates no Congresso pontua defesa, indústria e municípios

Terça, 07 de Abril de 2009 às 09:27, por: CdB

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promoveu, nesta terça-feira, no Auditório Nereu Ramos, o seminário Estratégia de Defesa Nacional e a Indústria Brasileira, com a participação dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

O encontro, aberto pelo presidente da Câmara, Michel Temer, discutiu o papel da indústria de defesa no desenvolvimento brasileiro e a integração entre política nacional de defesa e a indústria; a importância da aproximação entre os vários setores da sociedade e o setor de defesa; o estímulo à integração entre centros militares e universidades civis; e o fortalecimento do envolvimento do setor industrial de defesa em todo processo de definição do Plano de Defesa.

Debate

No Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) debateu a redução dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e seus efeitos na administração das prefeituras. Foi discutida também a Medida Provisória 457/09, que autoriza a renegociação de dívidas das prefeituras com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com parcelamentos em até 20 anos.

Participaram a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, a deputada Rose de Freitas (relatora da MP) e os presidentes da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, e da Frente Nacional de Prefeitos, João Paulo Lima e Silva.

Tags:
Edições digital e impressa