Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio (PTB-PE) informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda estuda uma saída para recriar a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, mas uma das alternativas mais viáveis será, nos próximos dias, editar um decreto nesse sentido. A secretaria, comandada pelo filósofo Roberto Mangabeira Unger, foi extinta depois que os senadores derrubaram, na semana passada, a medida provisória que criou o órgão.
Em reunião com lideres governistas nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, o presidente Lula reconheceu que é preciso melhorar o diálogo com o Senado para evitar um novo tropeço, conforme relato do líder do PR, deputado Luciano Castro (RR).
Antes de o Planalto levantar a hipótese do decreto, a ser editado nos próximos dias, o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse que Lula já havia tomado a decisão de recriar a pasta de Mangabeira Unger.
- A preocupação do presidente é viabilizar o funcionamento da secretaria que cumprirá papel de relevância no seu governo. Ainda não existe uma conclusão sobre a forma. Está sendo estudada a forma como será criada a secretaria. Já existe a decisão do presidente - disse Baumbach, antes de Lula optar pelo decreto.