Rio de Janeiro, 21 de Fevereiro de 2026

Mangabeira será ministro por decreto

Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio (PTB-PE) informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda estuda uma saída para recriar a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, mas uma das alternativas mais viáveis será, nos próximos dias, editar um decreto nesse sentido. Aos líderes da base aliada, presidente avisou que iria recriar a secretaria

Terça, 02 de Outubro de 2007 às 18:43, por: CdB

Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio (PTB-PE) informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda estuda uma saída para recriar a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, mas uma das alternativas mais viáveis será, nos próximos dias, editar um decreto nesse sentido. A secretaria, comandada pelo filósofo Roberto Mangabeira Unger, foi extinta depois que os senadores derrubaram, na semana passada, a medida provisória que criou o órgão.

Em reunião com lideres governistas nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, o presidente Lula reconheceu que é preciso melhorar o diálogo com o Senado para evitar um novo tropeço, conforme relato do líder do PR, deputado Luciano Castro (RR).

Antes de o Planalto levantar a hipótese do decreto, a ser editado nos próximos dias, o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse que Lula já havia tomado a decisão de recriar a pasta de Mangabeira Unger.

- A preocupação do presidente é viabilizar o funcionamento da secretaria que cumprirá papel de relevância no seu governo. Ainda não existe uma conclusão sobre a forma. Está sendo estudada a forma como será criada a secretaria. Já existe a decisão do presidente - disse Baumbach, antes de Lula optar pelo decreto.

Tags:
Edições digital e impressa