Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com 150 passageiros, chegou no início da manhã desta quinta-feira, no Recife (PE). Dez pessoas desembarcaram na capital pernambucana, nove, da mesma família, seguirão para Belém, no Pará. E a décima pessoa irá para Salvador, na Bahia.
Às 7h40, a aeronave decolou para São Paulo, onde deverá chegar no final da manhã. Outras 225 pessoas chegaram ao Brasil em um vôo da TAM. O avião pousou em Natal e também seguirá para São Paulo.
A passageira Lívia Tayier, casada com libanês que trabalha no setor bancário e que naquele país há 10 anos, chegou acompanha pelos filhos Mark e Nathalie, de sete e seis anos. Segundo ela, se não fosse o apoio que recebeu da embaixada do Brasil em Beirute não teria conseguido sair do Oriente Médio.
Lívia Tayier disse que difícil é entrar na lista de espera, já que a prioridade é para as pessoas que estavam de férias, fazendo turismo ou que moram na região sul libanesa, onde os bombardeios têm sido mais intensos.
- Fomos muito bem acolhidos. O pessoal do Itamaraty montou um escritório na Turquia exclusivamente para nos receber, estamos agradecidos e aliviados - relatou. Tayier, que tem familiares em Salvador, disse que vai esperar a situação se acalmar para voltar a Beirute.
O avião da TAM, com brasileiros retirados das zonas de conflito do Líbano, adiou seu retorno ao Brasil, previsto para a noite de quarta-feira. Segundo o chefe de gabinete da secretaria geral do Itamaraty, Everton Vieira Vargas, a TAM encontrou dificuldades para obter licença para atravessar o espaço aéreo de alguns países.
Nesta quinta, outro avião da FAB decola com 80 brasileiros. Até o momento, segundo o Itamaraty, 1379 brasileiros já deixaram o Líbano. Deste total, 1134 receberam ajuda do governo brasileiro, e 245 saíram por conta própria.