Rio de Janeiro, 23 de Maio de 2026

Mais de 50 baleias encalham em praia australiana

Quinta, 02 de Junho de 2005 às 02:24, por: CdB

Vários voluntários participam das tarefas de resgate de mais de 50 baleias achadas encalhadas, nesta quinta-feira, em uma praia ao sul de Perth, capital do estado da Austrália Ocidental, enquanto se teme que outras 50 tenham o mesmo destino.

Mike Pittavino, do Departamento de Gestão de Terras e Conservação (CALM, sigla em inglês), pediu mais ajuda da população para resgatar as baleias cerca de 230 quilômetros ao sul de Perth.

O porta-voz acrescentou à rádio <i>ABC</i> que são Falsas Orcas ("Pseudorca crassidens") e que seu tamanho, entre quatro e cinco metros de comprimento, dificulta a tarefa de devolvê-las ao mar.

Pittavino não descarta que as baleias possam ficar de novo encalhadas na praia, por isso pediu aos voluntários que permaneçam no local todo o tempo que for possível.

Pittavino assinalou que ainda se desconhece porque os cetáceos chegaram até a praia e acrescentou que já está sendo preparado um rastreamento aéreo para localizar o outro grupo de baleias que pode ficar encalhado.

Tags:
Edições digital e impressa