Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2025

Mais de 100 alunos recebem tratamento odontológico gratuito

Arquivado em:
Quarta, 17 de Agosto de 2005 às 08:15, por: CdB

Em quatro meses, 154 alunos receberam tratamento de canal no Ciep de Jardim Primavera, Duque de Caxias. A unidade, localizaa na Rua Jornalista Sandro Moreira, é a primeira  a oferecer tratamento a seus alunos. Um dos Pólos Especiais de Saúde (PES) que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria das secretarias de Defesa Civil, de Educação e de Saúde, o Ciep 369 está sendo modelo para as outras 11 escolas que também terão esse tipo de tratamento.

- A intenção é que todos os outros Cieps encaminhem para os pólos os alunos que necessitem fazer tratamento de canal - disse o tenente Marcio Bernardino, endodontista da escola.

No ano passado, o Saúde na Escola realizou um censo odontológico com 106,5 mil alunos, constatando que 17,43% (18.577) precisavam de mais de cinco intervenções dentárias, entre as quais o tratamento de canal.

- Esse tratamento está sendo muito importante, porque os alunos tinham necessidade de fazer tratamento de canal e não tinham condições financeiras. O que acontecia era que o aluno acabava arrancando o dente, o que para uma criança ou adolescente é muito prejudicial, pois acarreta uma série de problemas, não só na arcada dentária, mas principalmente para a auto-estima - disse Bernardino.

Os tratamentos de canal são realizados às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 12h e das 12h às 17h. Os atendimentos são feitos com hora marcada. Além dos alunos do pólo, são atendidos estudantes indicados por dentistas do PSE de outros Cieps.

Foi o caso dos irmãos Levi, 9 anos, e Jéssica 14 anos, alunos do Ciep 032, de Pilar, que foram encaminhados pelo dentista para fazerem o tratamento de canal no Ciep 369.

- O Levi veio primeiro e está fazendo tratamento de canal em três dentes. Depois veio a irmã, Jéssica - contou Bernardino.

Para que o tratamento de canal pudesse ser realizado foram comprados pela Secretaria de Defesa Civil aparelhos de raios-X odontológicos e bomba aspiradora para sugar secreções. Além do tratamento específico, a unidade também realiza outros atendimentos. Às segundas e quartas-feiras, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, o consultório do Ciep realiza procedimentos como obturação, restauração, extração, profilaxia, limpeza, aplicação de flúor e escovação. Aos sábados, no horário das 8h às 12h, o atendimento é aberto também a comunidade local para esses procedimentos.

Até o final do ano, mais 11 Cieps oferecerão o tratamento de canal aos estudantes: Ciep 390, em Camari, Nova Iguaçu; Ciep 394, em Palhada, Nova Iguaçu; Ciep 344, em Engenho do Porto, Duque de Caxias; Ciep 412, em Columbandê, São Gonçalo; Ciep 433, em Campo Grande; Ciep 135, em José Bonifácio, São João de Meriti; Ciep 241, na Mangueira; Ciep 150 em Cabo Frio; Ciep 056, em Campos; Ciep 137, em Correias, Petrópolis; e Ciep 484, em Angra dos Reis.

O Programa Saúde na Escola tem por objetivo desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção e recuperação da saúde escolar. O trabalho vem contribuindo para a melhoria das condições de desenvolvimento, do rendimento escolar, da auto-estima e da autoconfiança do aluno, bem como para a diminuição dos índices de evasão, repetência e absenteísmo, além de promover o estímulo à adoção de estilo de vida saudável.

O Saúde na Escola é considerado o maior programa de defesa civil do país e um dos maiores do mundo. Em seus quatro anos de existência, já fez 1,8 milhão de atendimentos médicos e odontológicos.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo