Músico argentino visita a região pela primeira vez; concerto promovido pela ONU foi assistido por 700 pessoas.
Daniel Baremboim (esq)
Daniela Kresch, da Rádio ONU em Tel Aviv.
O maestro Daniel Barenboim realizou, nesta terça-feira, na Faixa de Gaza, um concerto beneficente organizado pela Agência das Nações Unidas para Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa.
Foi a primeira vez que Barenboim, de 68 anos, visitou Gaza para reger um concerto. O evento foi apoiado ainda pela Coordenadoria do Processo de Paz entre Israelenses e Palestinos, Unsco.
Músicos europeusO concerto aconteceu no Centro Al-Madha, na Cidade de Gaza, para um público de 700 pessoas. Muitas delas estavam ouvindo música clássica pela primeira vez.
Entre os músicos que acompanhara o maestro estavam integrantes das Filarmônica de Berlin e de Viena e das orquestras de Paris e do La Scala, de Milão.
Ao cruzar a fronteira entre Egito e Gaza, pelo posto de Rafah, Daniel Baremboim foi recebido por músicos palestinos da Fundação Al-Qattan, que tocaram peças do músico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
Defensor dos direitos palestinos
Nascido na Argentina, Barenboim também é israelense e palestino. O maestro é conhecido pela defesa dos direitos dos povos palestinos.
Ele já regeu diversos concertos beneficentes na Cisjordânia. Naquelas ocasiões, Daniel Barenboim pediu o fim da presença israelense na região.
Desde 1999, ele promove contatos culturais entre árabes e israelenses através da Divan Orquestra, com sede em Sevilha, na Espanha, e composta por jovens israelenses e árabes.
Durante o concerto, Barenboim disse que o conflito entre israelenses e palestinos é "um conflito entre dois povos que estão convencidos que têm o direito de viver no mesmo pequeno pedaço de terra" e, por isso mesmo, os destinos dos dois estariam ligados.