A má alimentação da mãe durante a gravidez pode gerar problemas arteriais futuros para seu filho, diz um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores britânicos. O trabalho - realizado pela Universidade de Southampton - avaliou 200 crianças e chegou a conclusão de que quanto menor o consumo de calorias pela mãe durante a gravidez maior o risco de a criança desenvolver paredes arteriais mais espessas.
As paredes mais espessas aumentam o risco da formação de coágulos nas artérias.
Os cientistas que descobriram a relação dizem que ainda não sabem por que isso ocorrer e que mais pesquisas precisam ser feitas para se estabelecer o motivo.
O trabalho foi divulgado em uma publicação especializada em questões cardio-vasculares chamada Arteriosclerose, Trombose e Biologia Vascular.
No estudo foram usados scanners para verificar a espessura das paredes das artérias de crianças de noves anos de idade, todos filhos de mães que haviam passado por um estudo nutricional durante a gravidez.
Os especialistas disseram que a qualidade da alimentação aparentemente teve pouco importância. A grande diferença foi verificada pela quantidade de consumo de calorias.