Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Luxemburgo dá sete horas e meia de treino

Segunda, 03 de Janeiro de 2005 às 20:22, por: CdB

O técnico Vanderlei Luxemburgo está está mesmo disposto a mostrar serviço no Real Madrid. Nesta segunda-feira, comandou sete horas e meia de treinamento. E propôs dois dias de concentração para os jogadores antes das partidas.

O trabalho foi dividido em duas sessões de preparação física que deixaram alguns "galácticos" de língua de fora - entre eles o brasileiro Ronaldo. Na véspera, o treinador já havia deixado o inglês David Beckham "de castigo", treinando 45 minutos sozinho, por ter se atrasado no treino de domingo à tarde.

O elenco começa a sentir a mudança de ritmo. No período da tarde, Luxemburgo dirigiu os atletas com o preparador físico Antônio Melo e o auxiliar-técnico Marco Teixeira: 15 minutos de trabalho individual, mais 45 em grupo. Arrigo Sacchi, diretor de futebol, acompanhou tudo do banco de reservas.

Para os espanhóis, o treinador parece ter atendido à gritaria da torcida e da imprensa, mostrando-se de cara um técnico "mão-de-ferro". Fazia tempo, disseram os repórteres em Madri, que não se via a equipe suar tanto em um treino.

Nesta segunda, o trabalho da manhã foi duro, com corridas de meio-fundo e arrancadas. Nas distâncias maiores, ninguém sofreu mais que Ronaldo, ultrapassado por todos os seus companheiros de equipe. Acabou em último.

No fim da sessão, o brasileiro ficou estirado no campo por vários minutos. Depois, brincou com os jornalistas: "Vocês que não viram direito... Eu é que ultrapassei os outros...", comentou, bem humorado. Houve ainda trabalho no ginásio, seguido de almoço conjunto, uma raridade nesta temporada.

Mariano García Remón, técnico destituído na semana passada, já tinha previsto treinos pela manhã e tarde. Luxemburgo não só adotou o esquema como ainda o corrigiu para ser ainda mais intenso.

Os jogadores do Real Madrid terão um mês puxado pela frente, com dois jogos por semana. A meta é acertar o rumo perdido desde o começo da temporada européia. Nesta quarta, o time enfrenta a Real Sociedad, num duelo de apenas seis minutos. Foi o tempo que faltou do jogo suspenso de 12 de dezembro, quando houve uma ameaça de bomba no Santiago Bernabeu.

No domingo, o Real faz o primeiro clássico do ano, contra o Atlético de Madrid.

Reuniões individuais - Luxemburgo quer se encaixar no grupo o quanto antes. Antes do treino, já havia passado por reuniões com cada um dos atletas, para explicar seu projeto e conhecer bem a situação individual de seus comandados. O dia ainda teve outro treinamento, onde o técnico aplicou parte de suas idéias táticas, baseadas na posse de bola.

O grupo tenta mostrar um clima de normalidade diante da situação inusitada - a chegada de um terceiro técnico em três meses, depois da demissão de José Antonio Camacho e da destituição de Remón.

O zagueiro argentino Walter Samuel falou de sua surpresa com a contratação de Luxemburgo. "Eu estava na Argentina e só soube quando cheguei em Madri. Os jogadores não têm muito que opinar. Com o García Remón estávamos bem, não tivemos nenhum problema sério. Mas as decisões são do clube", comentou. Até agora, ninguém reclamou.

Tags:
Edições digital e impressa