Rio de Janeiro, 09 de Agosto de 2026

`Luta contra delito é ineficaz´, diz o governador de Buenos Aires

Quarta, 09 de Julho de 2003 às 23:02, por: CdB

Felipe Solá, governador da província de Buenos Aires, a mais povoada da Argentina e com altos índices de delinqüência, admitiu, nessa quarta-feira, que o sistema estatal de prevenção e repressão do delito é "ineficaz".

 

- O sistema global de luta contra o delito é ineficaz, todo o sistema de perseguição penal é lento - reconheceu em declarações ao programa "Dos voces", do canal de televisão por cabo Todo Noticias.


Solá mencionou como falhas do sistema de prevenção e repressão do delito a "ineficácia ou corrupção" da polícia da província de Buenos Aires, que tem mais ou menos 41.000 agentes e é a força de segurança mais numerosa da Argentina.


- O sistema judicial também falha, tem uma lentidão muito grande frente à celeridade que a população reclama - acrescentou.


O governador calculou que "em mais ou menos dez dias" serão completadas as operações policiais para "terminar de uma vez por todas" com as oficinas ilegais de desmanche de automóveis, um dos "pilares" em que a atividade delitiva no país se sustenta.


A província de Buenos Aires teve nos últimos meses uma série de pessoas assassinadas por delinqüentes durante roubo de veículos.


Solá destituiu na semana passada o chefe da polícia do distrito, Jorge Sobrado, um dia depois de um semanário local revelar que esse comissário possuía uma conta sem declarar em um banco das Bahamas no valor aproximado de 330.000 dólares.


Tags:
Edições digital e impressa