Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Lupi toma posse no Ministério do Trabalho

Quinta, 29 de Março de 2007 às 09:56, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao novo ministro do trabalho na manhã em Brasília. Para o atual presidente do PDT e novo ministro do Trabalho, Carlos Lupi (RJ), a indicação para assumir o Ministério do Trabalho significa um "resgate histórico" para o partido.

- Esta pasta foi criada pelo presidente Getúlio Vargas e administrada pelo ex-presidente João Goulart. Para mim, é uma grande honra poder ocupar essa função e um grande desafio, porque tem um vínculo histórico com a história do PDT - disse.

Sobre a reforma sindical e trabalhista, Lupi disse que, assim como o PDT, é contrário a qualquer perda do direito dos trabalhadores. No caso da sindical, defendeu um "grande debate" com os sindicatos e centrais sindicais para se chegar a uma decisão de consenso.

O ex-jornaleiro iniciou a vida política ao lado do líder trabalhista Leonel Brizola. Foi deputado federal entre 1990 e 1992. Foi ainda secretário municipal de Transportes na gestão de Marcello Alencar  (1992-1994), e secretário estadual de Governo de Anthony Garotinho (1999-2000). Em 1998, foi eleito 1º suplente do senador Saturnino Braga (PSB-PDT-PT-PC do B-PCB). Saturnino prometeu dividir o mandato de oito anos com Lupi, o que não cumpriu. Em 2002 Lupi foi candidato ao Senado obtendo 180.000 votos e a décima colocação. Assumiu a presidência nacional do PDT após a morte de Brizola, em 2004.

Tags:
Edições digital e impressa