Rio de Janeiro, 02 de Fevereiro de 2026

Lula volta a defender câmbio flutuante

Segunda, 02 de Julho de 2007 às 12:20, por: CdB

Na comemoração dos 50 anos de atividade da empresa Scania no Brasil, nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o câmbio flutuante que, em sua opinião, não prejudica a renda do trabalhador. Ele disse que o real está valorizado em relação ao dólar por causa de um déficit fiscal nos Estados Unidos. 

— O real não está valorizado em relação ao euro. O real está valorizado em relação ao dólar, porque o dólar está desvalorizado em relação a todas as moedas do mundo. O problema do câmbio é problema de um déficit fiscal nos Estados Unidos, que eles precisam consertar. Agora, como eles são muito grandes, as pessoas não têm coragem de falar —, afirmou em São Bernardo do Campo (SP).

Ao longo do ano passado, o real ficou 8,66% mais forte em comparação com a média das moedas estrangeiras. Com isso, os produtos estrangeiros ficam mais baratos para o brasileiro, incentivando a importação. Ao mesmo tempo, o produto em real fica mais caro para os compradores estrangeiros.

Com a cotação da moeda norte-americana abaixo dos R$ 2, o governo anunciou, no mês passado, medidas, como linhas de financiamento especial com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para garantir a competitividade da indústria nacional frente à valorização do real.
 

Tags:
Edições digital e impressa