O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta terça-feira o início das obras da Refinaria Abreu e Lima, que começará a funcionar em três anos no Complexo Industrial e Portuário de Suape, na região metropolitana do Recife (PE).
O presidente já participou nesta terça da inauguração do cais 4 do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Ele não discursou no local.
Ainda nesta terça, participará de mais uma inauguração em Pernambuco, a das obras de ampliação e modernização da Escola Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Petrolina.
A Refinaria Abreu e Lima vai utilizar petróleo pesado nacional e da estatal venezuelana PDVSA. O local deve entrar em operação no segundo semestre de 2010 e, no final das obras, deverá representar um investimento total de US$ 4,05 bilhões, de acordo com a Petrobras.
A refinaria terá capacidade para processar 200 mil barris de petróleo por dia e será a primeira no país a utilizar 100% de petróleo pesado. O resultado do processamento na refinaria será a produção anual de 814 mil metros cúbicos de nafta de petroquímica, 322 mil toneladas de GLP (gás de cozinha), 1,4 milhão de toneladas de coque de petróleo e 8,8 milhões de toneladas de diesel.
Também segundo a Petrobras, serão gerados quase 20 mil empregos no pico das obras e, durante a operação, outros 1,5 mil postos deverão ser trabalho criados.