Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

Lula vê 'combinação perfeita' entre mercado interno e externo

Segunda, 09 de Abril de 2007 às 19:00, por: CdB

Ao visitar, em São Paulo, a 8ª Feira Internacional de Autopeças Equipamentos e Serviços (Automec), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar os avanços que o país obteve nos últimos anos na economia brasileira. Segundo Lula, os resultados positivos e as "boas" perspectivas econômicas são reflexos de uma "combinação perfeita" entre crescimento dos mercados externo e interno.

- Esse sempre foi um drama no Brasil: combinar crescimento das exportações com crescimento do mercado interno -, ressaltou.

Ele reconheceu, no entanto, que o país precisa fazer alguns ajustes para melhorar a sua economia.

- Aqui todos nos concordamos que é preciso reduzir tributos no Brasil e reduzir taxa de juros sem permitir que a inflação volte -, disse.

Lula, em seu discurso, fez, ainda, elogios ao desenvolvimento da indústria automobilística e às boas perspectivas de produção do setor. E destacou que o Brasil só não está melhor porque, por muitos anos, se manteve subordinado às grandes economias mundiais.

- O Brasil parece que tinha vergonha de assumir o papel que lhe é devido na história. E a indústria automobilística brasileira e a indústria de autopeças são exemplos de que quando temos disposição, as coisas acontecem. E acontecem para valer. O Brasil que prevejo para os próximos 15, 20 anos é um Brasil sem retorno -, afirmou Lula.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que reúne cerca de 490 empresas associadas, o setor de autopeças representa, hoje, 5% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial. A previsão do Sindipeças é que em 2007 o setor deve faturar US$ 32,2 bilhões, valor 8,1% maior do que o de 2006. Os investimentos devem se manter no mesmo patamar de US$ 1,3 bilhão verificado no ano passado, e o número de empregos gerados deve chegar a 205 mil, 3% a mais que no período anterior.

Conforme previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos no Brasil deve totalizar, este ano, 2,6 milhões de unidades. Em 2009, a produção deve chegar a 3 milhões de unidades.

Tags:
Edições digital e impressa