Lula está em plena campanha, Brasil afora, pedindo votos para a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, no ano que vem
Ex-presidente da República e um dos líderes políticos mais influentes do país, o antigo líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva colocou, mais uma vez, o pé na estrada. Ele segue a estratégia que chama de "candidato dublê" da presidenta Dilma Rousseff. Na manhã desta quinta-feira, Lula subiu falou durante mais de 40 minutos à 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, em Brasília, para reforçar sua associação ao Programa Bolsa Família, atacar a ajuda dos países ricos ao setor financeiro internacional e aproveitou para mandar recados aos adversários.
– Estou acostumado a tomar bordoadas. Mas tenho casco de tartaruga. Essa luta nós já vencemos – disse ele, aplaudido, ao presentes no encontro.
Lula desfiou uma lista de números positivos sobre conquistas sociais alcançadas em seu governo, como a criação de 50 mil creches e a implantação de escolas em tempo integral.
– Neste ponto, quero agradecer a Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que nos anos 80 já apontavam a escola de tempo integral com a alternativa ao trabalho infantil – homenageou.
Sempre buscando uma coesão maior no campo das esquerdas, Lula passou a conceder mais entrevistas às mídiais sociais do que aos jornais conservadores. A mídia tradicional só foi contemplada numa entrevista que ele concedeu à jornalista Tereza Cruvinel, sua amiga pessoal, atualmente no diário conservador Correio Brasiliense. Antes, falara à TV CUT e, na noite passada, à agência brasileira de notícias Carta Maior.
– A gente não consegue resolver os desmandos de cinco séculos em uma década, mas posso dizer a vocês que, conhecendo a alma da presidente Dilma, no próximo governo o trabalho infantil estara erradicado. Isso é mais que um compromisso político, é uma profissão de fé – disse.
Lula chegou a contar passagens de sua infância pobre, no interior de Pernambuco, terra do possível adversário nas urnas e governador do Estado, Eduardo Campos.
– Fui vendedor de laranjas, de amendoim, engraxate e auxiliar de tinturaria até encontrar, aos 15 anos, minha profissão de torneiro mecânico. Tive meu primeiro pedaço de pão para comer aos sete anos de idade – lembrou.
O ex-presidente não poupou críticas, para explicar porque o trabalho infantil atinge mais de 80 milhões de crianças em todo o mundo, aos recursos repassados por governos de países ricos em ajuda ao setor financeiro.
– Desde 2008, o setor financeiro irresponsável já foi socorrido com US$ 10 trilhões nos países ricos. Só guerra do Iraque custou US$ 2 trilhões. É claro que com todo esse dinheiro seria possível acabar com a fome no mundo e, assim, exterminar com o trabalho infantil – acrescentou.
Com esse discurso emotivo e técnico, Lula encerrou o encontro sob aplausos. Ao entrar na sala, foi cercado por crianças que lhe pediram autógrafos. Jogando em dobradinha com a presidente Dilma, Lula será, mais uma vez, osso duro de roer para a oposição, na campanha eleitoral de 2014. E, como continuam dizendo em vários setores da mídia, se houver alguma indecisão da presidenta em concorrer, o Lula é a principal opção do partido para substituí-la.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.