Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2026

Lula sanciona projeto de lei que cria o Fundo Soberano

Quarta, 24 de Dezembro de 2008 às 16:12, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria o Fundo Soberano e assinou a medida provisória destinando recursos para a formação do fundo. O montante de recursos não foi divulgado. As duas medidas devem ser publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira.

Hoje, ao fazer uma visita ao presidente no Palácio do Planalto, o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), classificou de "falta de seriedade" a atitude  da oposição de ter impedido a aprovação da emenda ao Orçamento que destinava R$ 14,2 bilhões para o Fundo Soberano.

- No mínimo, foi falta de seriedade [aprovar a criação do fundo e rejeitar os recursos].Agora, obriga o governo a editar uma medida provisória  para garantir os recursos - disse Berzoini.

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, garantiu na última terça-feira que o governo não usará o fundo para controle cambial, mas apenas anticíclico.

Tags:
Edições digital e impressa