Pela segunda vez no Rio de Janeiro, em menos de 24 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido, nesta sexta-feira, em clima de festa e sob aplausos de diversos atletas para-olímpicos, que portavam bandeiras do Brasil. Atletas de outras delegações também estão participaram da manifestação, mas a delegação brasileira é maioria. Na última quinta-feira, estudantes do Colégio Pedro II, em Realengo, também aplaudiram Lula.
- É uma honra receber o presidente na nossa escola sabendo que foi ele quem ajudou a reformar isso tudo - disse a estudante Luisa de Souza, 17 anos, aluna do segundo ano do ensino médio, referindo-se à nova unidade do tradicional colégio Pedro II, construída no lugar de antiga fábrica de munição do Exército.
Nesta sexta-feira, os atletas brasileiros do Parapan repetiram o comportamento dos estudantes.
Na quinta-feira, o momento de maior entusiasmo das 200 pessoas presentes à cerimônia aconteceu quando o governador Sérgio Cabral pediu uma salva de palmas ao presidente pelo apoio que tem dado ao Estado do Rio de Janeiro, destacando as questões de segurança e os Jogos Pan-Americanos. Cantos de "olê, olá, Lula, Lula" animaram o presidente, que retribuiu com sorrisos e acenos.
Um grupo de seis estudantes que planejava usar narizes de palhaço durante o evento foi advertido por um coordenador da escola, mas não se mostrou incomodado. Segundo os estudantes, a fantasia não seria um protesto contra Lula, mas uma maneira de chamar a atenção da imprensa para eles.