Na festa de aniversário dos 24 anos do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se a portas fechadas com líderes do partido no Rio, prefeitos e os ministros Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência e o ministro da Casa Civil, José Dirceu, para ouvir uma reivindicação. Além de reclamar do esvaziamento político do Estado, que perdeu um ministério na última reforma, com a saída de Benedita da Silva da equipe, os petistas fluminenses apresentaram uma reivindicação ao presidente.
- A questão da refinaria de petróleo, que tem sido cogitada a instalação no Nordeste, mobiliza os petistas do Rio de Janeiro. Nossa proposta, já encaminhada ao ministro Dulci, é a de se viabilizar a passagem do gasoduto de Campos para São Paulo, desde que a refinaria seja instalada no Estado - disse o prefeito de Resende, Eduardo Mehoas, que entregou ao presidente um plano para viabilizar o projeto.
Segundo o prefeito, "o município de Resende localiza-se em um ponto estratégico do país para a instalação desta refinaria".
- Resende está a meio caminho entre o Rio e São Paulo e poderá receber a refinaria de petróleo, pois o custo de instalação seria muito inferior a qualquer outro já cogitado, além de significar uma demonstração inequívoca de prestígio para o Estado do Rio - afirmou.
Ainda na sua visita ao Rio, Lula discutiu a questão com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, no Hotel Glória, onde aconteceu a festa de aniversário do partido.