O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quinta-feira ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que adie ao máximo a votação do veto à emenda 3 da lei que criou a Super-Receita. A emenda, defendida pela oposição, proíbe auditores da Receita de multar profissionais liberais que prestam serviço na condição de pessoas jurídicas. Caberia à Justiça definir sobre a relação contratual.
Os dois se reuniram nesta quinta no Palácio do Planalto. Renan se comprometeu a esgotar as negociações com a oposição antes de levar o assunto ao plenário para evitar um confronto entre governo e oposição, o que indica um recuo da parte do senador. Ele vem sendo pressionado pela oposição para colocar o assunto em discussão na próxima semana.
O veto tem que ser analisado pela sessão do Congresso. Para ajudar nas negociações, o presidente disse que irá encaminhar ao Legislativo na próxima semana uma segunda minuta para substituir o veto, com um texto mais flexível. Lula promete recorrer à Justiça caso o veto seja derrubado, mas considera que essa medida pode acirrar ainda mais os ânimos da oposição no momento em que ele deseja abrir o diálogo com PSDB e DEM (ex-PFL).
O presidente também se mostrou preocupado com o empenho de Renan em colocar os vetos em votação. Ao todo, o Congresso tem para analisar 800 vetos a projetos aprovados pela Casa e que foram vetados parcialmente ou integralmente pelo presidente Lula.
Lula quer que Renan adie decisão sobre o veto à emenda 3
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quinta-feira ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que adie ao máximo a votação do veto à emenda 3 da lei que criou a Super-Receita. (Leia Mais)
Quinta, 05 de Abril de 2007 às 16:38, por: CdB