Rio de Janeiro, 29 de Dezembro de 2025

Lula quer acordo para fiscalizar as obras do PAC

Quinta, 22 de Fevereiro de 2007 às 17:59, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs nesta quinta-feira um acordo com governadores e prefeitos para fiscalizar os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Nós vamos estabelecer um conjunto de conversas com governadores e prefeitos e, na hora em que começarem as obras, fazer um protocolo porque todos nós devemos nos fiscalizar e garantir a realização das obras -, disse o presidente.

Lula reafirmou que um dos objetivos dos projetos do PAC é promover o desenvolvimento regional do país. Ele disse que pretende viajar pelo país para fazer as inspeções das obras.
O presidente assinou um decreto para implementar a Política de Desenvolvimento Regional que prevê a aplicação de R$ 11 bilhões nos próximos quatro anos. Os recursos estão dentro do programa de crescimento.

Lula aproveitou para tratar de um tema sobre o qual gostava de falar durante o primeiro mandato, mas que desde a eleição preferiu deixar de lado: o governo do antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Ele culpou a herança econômica e social do governo anterior pelo reduzido investimento em políticas de desenvolvimento regional no primeiro mandato.

 - Agora, nós poderemos dar o passo adiante que não pudemos dar no primeiro mandato em função de circunstância de desequilíbrios econômico e social que nós encontramos no país -, disse.

Tags:
Edições digital e impressa