Rio de Janeiro, 27 de Maio de 2026

Lula pede nova geografia econômica e comerial

Terça, 10 de Maio de 2005 às 08:54, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, no discurso de abertura da Cúpula América do Sul - Países Árabes, que é preciso desenhar uma nova geografia econômica e comercial internacional.

- Buscamos um comércio justo e equilibrado que atribua aos países pobres os benefícios da globalização - disse.

De acordo com o presidente, o principal motivo do encontro é o fortalecimento da democracia e da busca pela paz.

- O que move os líderes aqui presentes é a necessidade de fortalecer um espaço político que contribua para a construção de um mundo de paz, democracia e justiça social - afirmou o presidente.

Ele afirmou ainda que este encontro entre "países distantes" marcará os fundamentos de uma nova ponte "entre duas civilizações". No discurso de abertura, proferido no Centro de Convenções de Brasília, Lula afirmou que a reunião de cúpula será um "compromisso para trabalhar de forma pioneira e aproximar duas regiões distantes, mas igualmente importantes no cenário econômico-global".

- Queremos dar passos concretos e duradouros na luta pelo desenvolvimento e pela justiça social - justificou.

O presidente ressaltou que a realização da cúpula com a participação dos líderes árabes é resultado do trabalho não só do governo brasileiro, mas de todas os líderes sul-americanos.

- Nosso encontro é uma demonstração de confiança no diálogo como forma de aproximar países distantes, culturas distintas e percepções diferentes do mundo -  disse Lula.

Funcionários dos países árabes e da América do Sul ratificaram a parte econômica de uma cúpula que pretende ser um primeiro passo para abrir novas fronteiras comerciais, segundo porta-vozes oficiais. Nesta primeira cúpula, será assinada uma declaração formal que apresentará o interesse comercial comum.

Tags:
Edições digital e impressa