Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Lula pede engajamento dos empresários na aprovação da reforma tributária

Quarta, 27 de Fevereiro de 2008 às 14:43, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira o engajamento do empresariado brasileiro na aprovação, pelo Congresso Nacional, da reforma tributária.

— Se essa proposta sair daqui, e dermos entrada no Congresso Nacional, e vocês acharem que é o papel do Guido Mantega [ministro da Fazenda] aprová-la, é uma criança natimorta [a reforma] —, disse o presidente a cerca de 200 empresários que foram ao Planalto conhecer a proposta do governo.

O presidente lembrou que "milhares de grupos de pressão" irão agir no Congresso. E chamou a atenção afirmando que a construção da proposta com a participação de vários setores é um "exercício de boa vontade e democracia".

O presidente Lula disse que se os parlamentares se empenharem, a reforma poderá ser aprovada ainda este ano, apesar das eleições municipais.

— Se todos os congressistas fizerem valer os discursos que fizeram durante a campanha, que é muito recente, sobre política tributária, certamente aprovaremos a reforma tributária —, disse.

Lula afirmou aos empresários que a proposta de reforma tributária que será encaminhada na quinta-feira ao Congresso "mostra que o governo não está disposto a brincar em serviço". Ele admitiu que a proposta pode não ser o sonho do empresariado, mas disse que significa "a cama, o travesseiro, o lençol, ou seja, o sonho vai depender da leveza com que trabalharmos esse projeto".

Ao considerar que o Congresso poderá aperfeiçoar o texto, o presidente disse que nem sempre os parlamentares mudam para pior o que é encaminhado pelo governo.

— Nem sempre o Congresso faz coisas pior do que o que entra, muitas vezes ele melhoram as coisas que entram do governo lá —, disse.

Tags:
Edições digital e impressa