O presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Silva planeja a visita, na próxima sexta-feira, aos atletas que participam dos Jogos Parapan-Americanos, abertos na tarde de domingo, no Rio de Janeiro. A informação é da Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República. Desta vez, no entanto, Lula pretende fazer um aparição pública mais discreta no Rio - a primeira desde que foi alvo de vaias, na abertura dos jogos Pan-americanos, há um mês.
Assessores do presidente o aconselharam a não comparecer na abertura dos jogos, mas apenas a uma visita aos atletas, durante o período de realização das provas. A ausência do presidente na solenidade realizada domingo à tarde também foi providencial para que não se encontrasse com o prefeito do Rio, Cesar Maia, acusado por correligionários do presidente de promover o protesto no Maracanã.
Mesma cidade
Pela primeira vez, o Parapan está sendo realizado na mesma época e na mesma cidade que os Jogos Pan-americanos. As disputas do Parapan usam as mesmas instalações do Pan, como acontece com os Jogos Paraolímpicos. A Vila Pan-Americana, com mais de 300 mil metros quadrados, também será utilizada pelas delegações presentes aos jogos.Cerca de 1,3 mil atletas de 24 países das Américas disputam os jogos. Os membros de delegações técnicas são 700. As modalidades são atletismo; basquete em cadeira de rodas; futebol de 5; futebol de 7; halterofilismo; judô; natação; tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas e vôlei; e o Brasil terá representantes em todas. Ao todo, são 239 atletas representando o país, além de 121 profissionais de apoio, entre técnicos e médicos.O Parapan é organizado pelo CO-Rio, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Esta é a terceira edição dos Jogos Parapan-Americanos, que contam com apoio do Comitê Paraolímpico Internacional. O Parapan foi realizado pela primeira vez na Cidade do México, em 1999. A segunda edição foi em Mar del Plata, na Argentina, em 2003. Na última edição, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, com 81 de ouro, 53 de prata e 31 de bronze.