Ao dar posse nesta segunda-feira ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que tenha sido contra a indicação do senador maranhense para assumir o cargo.
— Houve insinuações de que eu estaria chateado. Lobão, só pode pensar isso de mim quem não me conhece —, disse o presidente ao novo ministro.
O presidente disse que aprendeu - e a isso atribui ter sobrevivido e chegado até a presidência - a manter respeito nas relações políticas, seja com aliados ou com adversários.
— Na medida em que um companheiro é indicado por um partido político que tem tido a relação democrática que tem tido conosco, como o PMDB e os outros partidos aliados, a mim, eu me reservo o direito de receber as pessoas de braços abertos —, disse.
Lula disse que somente o tempo se encarregará de provar que alguns críticos estavam errados. O presidente agradeceu a lealdade de Nelson Hubner, que exerceu interinamente o cargo de ministro de Minas e Energia desde o ano passado. Ele comentou ainda o fato de Hubner ter permanecido durante tanto tempo como interino.
— Exatamente porque, quando nós resolvemos construir essa relação com o PMDB e quando falamos na história da coligação, de uma aliança estratégica, pressupõe-se que você discuta o governo também com seus parceiros estratégicos —, disse.
O presidente afirmou também que sabedoria política é construir alianças com os que pensam diferente.
— A sabedoria da política está no fato de você saber construir as alianças com os contrários e as parcerias dentro da diversidade —, afirmou.
Dirigindo-se ao ministro Lobão, Lula disse que ele terá uma surpresa quando conhecer as obras de energia em andamento no país e que não haverá falta de energia para prejudicar o crescimento do Brasil.
— Quando você conhecer seu pessoal, montar sua equipe, vai perceber que estamos preparados não apenas para crescer 5%, mas até um pouco mais, sem precisar faltar energia nesse país —, declarou.
Edison Lobão foi indicado pelo PMDB, partido que compõe a base aliada do governo.
Lula nega ter sido contra indicação de Lobão
Segunda, 21 de Janeiro de 2008 às 18:15, por: CdB