Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Lula não acredita que Vavá tenha feito <i>lobby</i>

Terça, 12 de Junho de 2007 às 16:50, por: CdB

Antes de participar de um congresso de metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores), nesta terça-feira, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Genival Inácio da Silva, o Vavá, um dos irmãos dele, "está mais para ingênuo que para lobista".

- Duvido que o Vavá tenha conseguido fazer algum lobby na sua vida. E claro, que aqui está a paixão do irmão, mas duvido que ele tenha feito algum lobby -, afirmou o presidente.

Vavá foi indiciado em inquérito pela Polícia Federal, durante a Operação Xeque-Mate, sob a acusação de atuar como lobista e praticar tráfico de influência no governo em favor de empresários que exploravam ilegalmente caça-níqueis.

Para o presidente, Vavá não era o principal alvo da Polícia Federal.

- A PF pede a quebra do sigilo telefônico de uma pessoa, e se prepara para encontrar um cardume de pintados. E o Vavá, nesse caso, está mais para um lambari. Só que é um lambari especial, porque é irmão do presidente da República -, afirmou.
 
- Obviamente pelo fato do Vavá ser meu irmão, ele desperta muito mais atenção do que um criminoso ou alguém que tenha feito um lobby infinitamente maior. Só que ele é meu irmão, e ele tem que pagar o preço por isso -, disse.
 
Lula evitou comentar detalhes dos grampos telefônicos da PF porque, segundo ele, isso não é atribuição de um presidente da República.

- Presidente não pode ficar respondendo sobre telefonema. Acho que é melhor esperar a investigação correta. Os que forem culpados serão punidos -, disse.

Tags:
Edições digital e impressa