Depoimento do ex-presidente Lula se resumiu a relatos da mídia conservadora e juiz Moro ouviu algumas verdades ao longo de mais de quatro horas
Por Redação - de Curitiba e Rio de Janeiro
O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, coordenador da Operação Lava Jato, tem sido alvo de críticas, por parte de seus adversários. Editada e apresentada em partes nos noticiários da mídia conservadora, com muitos comentários dos cronistas a serviço da extrema direita, a inquisição revela, no entanto, que o juízo não dispõe de uma prova concreta, sequer, para incriminar o líder petista. Moro, ao longo de mais de quatro horas, ouviu algumas verdades.
“Como não é um julgamento, mas uma disputa política, ficou claro que Lula e o povo venceram”, escreveu Val Carvalho, articulista do Correio do Brasil, em uma rede social. E acrescenta:
“Quem ouviu as gravações do depoimento de Lula, sem as versões seletivas da mídia, viu claramente a perseguição do juiz Moro. Este fez um longo interrogatório cheio de perguntas, mas totalmente vazio de provas. Repetia dezenas de vezes as mesmas perguntas sobre o triplex; fugia do objeto da acusação por ele próprio determinado, e insistia em fazer julgamentos políticos de Lula, ao estilo dos colunistas da Globo”.
Depoimento longo
“Apesar de tanto tucano coroado com robustas provas de propina e milhões no exterior, Moro gasta enormes recursos financeiras e todo um enorme aparato da Justiça somente para perseguir Lula com denúncias vazias. Por isso vai ficando cristalino o seu verdadeiro motivo: interditar a liderança popular de Lula da disputa para a presidência. O resto é apenas o ódio contra Lula inoculado diariamente por todos os meios de comunicação na cabeça do povo”, pontua.
Na véspera, em Curitiba, ainda segundo Val Carvalho, “a operação golpista da Lava Jato sofreu uma de suas maiores derrotas. Não foi Lula quem foi julgado ali, mas Moro. A vitória da mobilização popular, vinda de todo o país, mostrou quem tem agora a força das ruas. Depois disso tudo, vai diminuir a liberdade de ação golpista desse juiz que foi colocado acima do país e do STF.
Por não ter legitimidade, todo golpe de estado não pode sofrer nenhuma derrota parcial, sob pena de ser abatido. A visível derrota de Moro em Curitiba, que nem o Globo consegue disfarçar, provavelmente representa o começo do fim desse estado de exceção”.
Leia, adiante, alguns pontos do depoimento em que Lula responde ao juiz Moro e seus comandados, na Lava Jato:
Moro: - O sr. não sabia dos desvios da Petrobras?
Lula: - Ninguém sabia dos desvios da Petrobras. Nem eu, nem a imprensa, nem o senhor, nem o ministério público e nem a PF. Só ficamos sabendo quando grampearam o Youssef.
Moro:- Mas eu não tinha que saber. Não tenho nada com isso.
Lula: -Tem sim. Foi o sr. quem soltou o Youssef.
...
Moro:- Sr ex presidente, vc não sabia que Renato Duque roubava a Petrobras?
Lula: - Dr.!! o filho quando tira nota vermelha, ele não chega em casa e fala: pai tirei nota vermelha.
Moro:- Os meus filhos falam.
Lula:- Dr Moro, o Renato Duque não é seu filho.
Sem provas
Moro: "saíram denúncias na folha de São Paulo, e no jornal O Globo de que..."
Lula: "Dr. não me julgue por notícias, mas por provas."
...
"O Dallagnol não tá aqui, eu queria o Dallagnol aqui pra me explicar aquele PowerPoint.
...
Moro: O Sr. Sabe de quem é o triplex?
Lula: Se o Sr. não sabe, imagina eu?
...
Moro: - Esse documento em que a perícia da PF constatou ter sido feita uma rasura, o senhor sabe quem o rasurou?
Lula: - A PF não descobriu quem foi?
Moro: - Não!
Lula: - Então, quando descobrir, o senhor me fala! Eu também quero saber!
...
Moro: "Tem um documento aqui que fala do triplex...."
Lula: Tá assinado por quem?
Moro: Hmm... A assinatura tá em Branco...
Lula: Então o senhor pode guardar, por favor!
...
Ex-presidente: Doutor Moro, o senhor já deve ter ido com sua esposa numa loja de sapatos e ela fez o vendedor baixar 30 ou 40 caixas de sapatos, experimentou vários e no final, vocês foram embora e não compraram nenhum.
Sua esposa é dona de algum sapato, só porque olhou e provou os sapatos? Cadê uma única prova de que eu sou dono de algum triplex? Apresente provas doutor Moro...
Vazamentos
Moro: O senhor solicitou à OAS que fosse instalado um elevador no triplex?
Lula: O senhor está vendo essa escada caracol nessa foto? Essa escada tem dezesseis degraus e é do apartamento em que eu moro há 18 anos em São Bernardo. Dezoito anos a Dona Marisa, que tinha problema nas cartilagens do joelho, passou subindo e descendo essa escada. O senhor acha que eu iria pedir um elevador no apartamento que eu não comprei, ao invés de pedir um elevador no apartamento em que eu moro, para que a Dona Marisa não precisasse mais subir essa escada?
...
Moro: O senhor tem essas reclamações contra a imprensa, eu compreendo. Mas esse realmente não é o foro próprio pro senhor reclamar contra o tratamento da imprensa. O juízo não tem nenhuma relação com o que a imprensa publica ou não publica...
Lula: Doutor, o senhor sem querer talvez entrou nesse processo. Sabe por quê?
Moro: Hum?
Lula: Porque o vazamento de conversas com a minha mulher e dela com meus filhos foi o senhor que autorizou.
...
Lula: Vamos, com todo o respeito, tomar cuidado com as declarações. O sr. sabe da mágoa profunda que eu tenho do vazamento das minhas conversas com a minha mulher.
Conversa grampeada
Lula: Esse julgamento é feito pela e para a imprensa.
Juiz: O julgamento será feito sobre as provas. A questão da imprensa está relacionada a liberdade de imprensa e não tem ligação com o julgamento.
Ex-presidente: Talvez o senhor tenha entrado nessa sem perceber, mas seu julgamento está sim ligado a imprensa e os vazamentos. Entrou nessa quando grampeou a conversa da presidente e vazou, conversas na minha casa e vazou, quando mandou um batalhão me buscar em casa, sem me convidar antes, e a imprensa sabia.
Tem coisas nesse processo que a imprensa fica sabendo primeiro que os meus advogados. Como pode isso? E, prepare-se, porque estes que me atacam, se perceberem que não há mesmo provas contra mim e que eu não serei preso, irão atacar o senhor com muito mais força.
Assista, agora, ao depoimento de Lula, na íntegra, sem cortes ou edição. Material bruto: