O mercado financeiro vive mais um dia de baixa por conta dos principais indicadores. Nesta quarta-feira, a Bovespa fechou em baixa depois de boatos da saída do presidente do BC, Henrique Meirelles, e nem com o desmentido o cenário mudou.
O risco Brasil subiu 3,85% e atingiu nesta quinta os 539 pontos. O CBond, principal título da dívida externa renegociada do país, recua 0,57%, cotado a 96,262% do valor de face. O dólar chegou a R$ 2,935, uma alta de 0,51%.
No Palácio do Planalto, após um evento oficial, o presidente Lula foi questionado sobre o nervosismo no mercado e as baixas na Bovespa. Tranqüilo, o presidente limitou-se a dizer uma frase: "Eu não, eu estou calmo".
Analistas dizem que especuladores se aproveitam dos boatos de possível mudança da equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para espalhar falsas notícias e deixar o mercado em turbulência. Investidores estrangeiros retiraram investimentos no país e preferiram investir na bolsa de outros países, principalmente o México.