O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta sexta-feira para o Estado de Tocantins, onde visita os municípios de Araguaína e Porto Nacional.
Em Araguaína, inaugura um trecho de 153 quilômetros da ferrovia Norte-Sul, que liga a cidade a Aguiarnópolis, no mesmo Estado.
A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve recursos de R$ 458 milhões e está sendo realizada pela empresa Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes.
O governo federal prevê investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões no projeto, que vai interligar as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste do país, por meio de conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.
De Araguaína, o presidente seguiu para Porto Nacional, onde participa, da cerimônia de inauguração da usina de biodiesel da Brasil Ecodiesel.
Com capacidade de produção de 108 milhões de litros por ano, esta é uma das três maiores usinas de biodiesel do país, ao lado de Crateús (CE) e Iraquara (BA), que também pertencem à empresa.
A usina de Porto Nacional usará mamona, soja e girassol como principais matérias-primas para a produção do biocombustível.