O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta terça-feira o cais de número quatro do Porto de Suape. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participou da cerimônia.
O empreendimento fica a 40 quilômetros de Recife e foi construído em seis anos, com investimentos de R$ 108 milhões. Desse total, 90% veio do governo federal e o restante, do governo estadual.
Segundo o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, a obra tem importância fundamental para um porto que opera com um dos custos mais baixos do Brasil.
— Quem está dizendo não sou eu. Recentemente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro fez uma pesquisa de todos os portos nacionais e contatou que Suape é o primeiro porto público em termos de produtividade e baixos custos —, disse Brito.
O cais, cuja extensão é de 300 metros, será usado para facilitar a movimentação de embarcações carregadas com granéis sólidos, a exemplo de minérios, trigo e açúcar. Durante a construção foram gerados 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos.
O porto movimenta hoje mais de cinco milhões de toneladas de cargas por ano, incluindo derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois e óleos vegetais.
Lula inaugura terminal de grãos no Porto de Suape
Terça, 04 de Setembro de 2007 às 14:52, por: CdB