O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à cúpula do PP que o partido vai manter o Ministério das Cidades após a reforma. A promessa contraria as pretensões do PT de ocupar a pasta, que ganhou ainda mais relevância com os projetos de saneamento básico incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o deputado e líder do PP na Câmara, Mário Negromonte, Lula teria dito que "o ministério é do PP e continua (com) o Márcio Fortes".
- O presidente disse que vai nos chamar para uma nova conversa depois do carnaval para anunciar a reforma por completo -, disse o deputado.
O partido manifestou ainda que deseja ampliar os espaços no primeiro escalão quando em diretorias de estatais. O objeto de desejo do partido é o Ministério da Agricultura além de cargos na Petrobras.
No encontro, os representantes do PP aproveitaram para fazer reivindicações para o setor agropecuário, como aumento e facilitação do acesso ao crédito para os produtores. O presidente disse ao partido que pretende lançar um novo pacote de medidas para estimular o setor.
Um dos nomes do partido a ocupar a pasta de Agricultura, Dias vai ficar encarregado de compilar as sugestões para apresentar ao governo. Outros nomes que surgem como ministeriáveis são os dos deputados gaúcho Luiz Carlos Heinze e catarinense Odacir Zonta. O partido também reúne-se antes do final do mês para discutir os nomes que apresentará ao presidente Lula.
O Ministério das Cidades aparece na lista elaborada pelo PT que elenca os ministérios estratégicos do segundo mandato. Dentro do partido, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy era tida como certa para ser indicada ao lugar de Márcio Fortes.
Lula garante que Ministério das Cidades fica com PP
Terça, 13 de Fevereiro de 2007 às 18:54, por: CdB