O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite desta quinta-feira, faz um balanço dos 500 dias de governo, completados no último dia 14. O presidente destaca os avanços já conquistados por seu governo, com o aumento das exportações e a geração de empregos, principalmente no interior do país.
Lula defende a atual política econômica dizendo que a economia já apresenta sinais de aquecimento e que o país voltou a crescer. O presidente ilustra esse avanço da economia com dados que revelam a queda do risco Brasil e a recuperação apresentada pelo produto interno bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano. Em 2003, houve uma queda de 0,2% em relação a 2002. A inflação, que está sob controle, também é mencionada.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o balanço de Lula é realista e apresenta as limitações enfrentadas pelo governo. Os principais pontos do pronunciamento são a geração de empregos, as exportações e as ações sociais desenvolvidas por meio do programa Bolsa-Família.
O último pronunciamento de Lula foi feito em 15 de agosto de 2003. A gravação do programa foi feita na tarde desta quarta-feira na sala de audiências do Palácio do Planalto e durou cerca de duas horas.