Rio de Janeiro, 22 de Maio de 2026

Lula fará mudanças no governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou nesta terça ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que faria mudanças no governo após a divulgação de denúncias de corrupção. A crise política começou a partir das denúncias de irregularidades praticadas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e no IRB-Brasil Resseguros, antigo Instituto de Resseguros do Brasil, órgão do Ministério da Fazenda. (Leia Mais)

Terça, 07 de Junho de 2005 às 12:43, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou nesta terça ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que faria mudanças no governo após a divulgação de denúncias de corrupção. A crise política começou a partir da constatação de irregularidades praticadas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e no IRB-Brasil Resseguros, antigo Instituto de Resseguros do Brasil, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Segundo Calheiros, Lula havia marcado, na noite desta segunda, por telefone, uma reunião no Palácio do Planalto para a manhã desta terça-feira.

- Ele anunciou que iria tomar providências durante o dia, não detalhou que medidas seriam e eu disse a ele que deveria fazer tudo, absolutamente tudo, que fosse necessário para preservar a sua biografia e as instituições - informou Calheiros em entrevista coletiva concedida à imprensa.

Quanto a sua posição como presidente do Senado, o parlamentar disse ao presidente Lula que manterá postura - isenta e coerente com relação às investigações.

Para Calheiros, a denúncia do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), sobre um suposto pagamento de "mesada" a parlamentares, agravou a crise política e apressou a necessidade de investigar os casos.

- Cada vez está menor o espaço para procrastinar a investigação. A sociedade está cobrando isso, as pesquisas já chegam a 90%, as pessoas querem uma resposta e como presidente do Congresso Nacional o que for preciso fazer, vou fazer para dar estas respostas.

Tags:
Edições digital e impressa