Rio de Janeiro, 15 de Outubro de 2026

Lula fala em cortes de recursos se crise aumentar

Terça, 21 de Outubro de 2008 às 17:14, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva previu nesta terça-feira que se a crise financeira global atingir o Brasil haverá redução de recursos em todos os ministérios.

- Eu não posso assumir o compromisso com vocês de que, se houver uma crise econômica que abale o Brasil, a gente vai manter todo o dinheiro de todos os ministérios - disse Lula em discurso na cerimônia de 60 anos da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência.

O presidente mudou um pouco o tom dos possíveis impactos da crise no Brasil e afirmou que a redução nos ministérios virá se a arrecadação de impostos for afetada.

- Até porque se um milhão for arrecadado a menos, vai ter menos dinheiro para todo mundo. Não vai ter ilusão - disse.

Lula, no entanto, procurou manter o otimismo e disse que a crise "vai chegar leve aqui."

Na segunda-feira, o governo anunciou novas medidas de crédito para aliviar os efeitos da crise. A agricultura ganhará mais 2,5 bilhões de reais e a construção civil terá 4 bilhões adicionais.

- Não vamos lançar um pacote econômico, vamos trabalhar pontualmente na expectativa de que as medidas do (presidente dos EUA George W.) Bush e do (primeiro-ministro britânico Gordon) Brown funcionem - disse Lula.

Tags:
Edições digital e impressa