O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta sexta-feira para os Estados Unidos para encontrar-se com o norte-americano George W. Bush. A produção de biocombustíveis não será o único tema em pauta no encontro do presidente Lula com o presidente norte-americano. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também serão tratadas questões como as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) da Rodada de Doha e a cooperação em terceiros países.
- É um encontro de dois estadistas de países importantes. Quando dois líderes de países como Brasil e Estados Unidos se encontram, eles vão falar do mundo - disse Amorim em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Assim como em São Paulo o principal assunto do encontro será a criação de um mercado internacional de etanol. Mas o assunto mais complicado é a rodada de Doha, já que os países têm posições opostas, os EUA e a Europa querem a liberalização de indústrias e serviços e o Brasil luta para que seus produtos agrícolas cheguem com maior chance de competir nestes mercados.
Desde 2002, a participação dos Estados Unidos como destino das exportações brasileiras vem diminuindo. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os norte-americanos compraram cerca de 25% dos produtos exportados pelo Brasil naquele ano. Em 2006, esse percentual era de menos de 18%.
No que se refere à cooperação em terceiros países, a idéia, segundo Amorim, é que Brasil e Estados Unidos trabalhem em conjunto para ajudar países pobres como o Haiti e as nações africanas.
- Nossos recursos são escassos, o que temos para projetos de cooperação técnica é ínfimo em termos financeiros, o que temos é capacidade.- explicou Amorim.
Lula e Bush se reencontram para falar de energia e comércio
Sexta, 30 de Março de 2007 às 10:42, por: CdB