Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Lula diz que plano de educação sai na próxima semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visa reverter deficiências, sobretudo, no ensino básico, será na semana que vem. O PDE vem sendo discutido desde o final do ano passado e havia expectativa de ser divulgado em março. (Leia Mais)

Sexta, 20 de Abril de 2007 às 09:28, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visa reverter deficiências, sobretudo, no ensino básico, será na semana que vem. O PDE vem sendo discutido desde o final do ano passado e havia expectativa de ser divulgado em março.

- Vamos lançar um programa de educação que dará mais oportunidade para os pobres serem tratados com mais respeito (...) Esse é um programa mais revolucionário; é um programa que daqui 20 anos criará uma geração mais bem formada do que a nossa -, disse o presidente na inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores, no Gama, cidade do Distrito Federal.

O Ministério da Educação prevê que, para a implementação completa do PDE, serão necessários investimentos de cerca de R$ 8 bilhões nos próximos quatro anos. Mas ainda há resistências na Fazenda sobre a liberação dos recursos. Além de criar um índice de qualidade para condicionar o repasse de verbas às escolas públicas, o programa prevê a instalação de escolas técnicas e universidades em 100 cidades pólo do Brasil, promessa de campanha em 2006.

No discurso, o presidente colocou como meta instalar internet banda larga em todas as escolas técnicas até o final deste ano e em todas as escolas públicas do Brasil até 2010.

- Todas as escolas terão (internet banda larga). Todas. E isso é necessário porque é através do conhecimento que conseguiremos reduzir a diferença social -, afirmou Lula.

O presidente voltou a afirmar que a educação é a alternativa ao crime.

- A educação é para que a mãe pobre daqui do Gama ou da periferia de qualquer lugar do Brasil possa acreditar que o filho possa ser doutor, engenheiro, médico (...) Se não for a educação, a criança vai cair no crime, no narcotráfico ou no crime organizado -, enfatizou.

Tags:
Edições digital e impressa