Ao participar da cerimônia de apresentação dos novos oficiais generais, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não medirá esforços para continuar buscando os recursos e as condições necessárias para o reaparelhamento das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).
- Já demos passos significativos, mas ainda temos longos e difíceis caminhos a percorrer no mar, na terra e no ar. Precisamos implementar, e não deixaremos de fazê-lo, um plano sério e objetivo de desenvolvimento de nossa indústria de material de defesa. Sem isto ficará muito difícil alcançar a modernização que tanto desejamos. As fronteiras terrestres, as águas jurisdicionais e o espaço aéreo de um país com as dimensões desse nosso querido Brasil demandam Forças Armadas muito bem equipadas e adestradas para a defesa dos interesses nacionais, a garantia da nossa soberania e de nossa integridade territorial -, afirmou o presidente.
Lula garantiu aos oficiais-generais, ao ministro da Defesa (Waldir Pires) e aos comandantes da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; da Marinha, almirante Julio Soares de Moura, e do Exército, general Enzo Martins Peri, que o governo está empenhado "firmemente em atingir os objetivos dentro dos parâmetros mais adequados de conveniência para o país".
O presidente reconheceu o trabalho, a dedicação e a competência das Forças Armadas brasileiras e fez menção aos elogios da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo trabalho que as tropas brasileiras realizam no Haiti.
- O reconhecimento internacional para o valor das tropas brasileiras já é unanimidade. Onde quer que atuem, deixam a marca peculiar do soldado cidadão brasileiro -, disse Lula.
- Estejam certos que as responsabilidades futuras ainda irão exigir muito de todos os senhores -, disse aos oficiais-generais promovidos nesta terça-feira.
- Agora a responsabilidade dos senhores aumentam. Certamente as tarefas serão mais árduas e certamente o Brasil continuará ganhando com a dedicação e o compromisso de vocês -, completou.
Lula diz que não medirá esforços para reaparelhar as Forças Armadas
Terça, 03 de Abril de 2007 às 15:09, por: CdB